ABECE lança processo de revisão da NBR 6118
Março/2006

ABECE LANÇA PROCESSO DE REVISÃO DA NB-1
Iniciativa inovadora visa coletar sugestões


A ABECE acaba de lançar um processo inédito no país para motivar a revisão da principal norma que define os critérios gerais que regem o projeto das estruturas de concreto simples, armado e protendido (sejam elas de edifícios, pontes, obras hidráulicas, portos ou aeroportos, etc.), a NBR 6118:2003.

Historicamente conhecida como NB-1, esta Norma, que é amplamente utilizada na construção civil, já passou por quatro revisões (em 1950, 1960, 1978 e 2003), sendo que a última versão entrou em vigor em março de 2004, acrescentando importantes e indispensáveis alterações que a deixaram mais adequada à atual realidade tecnológica da construção civil brasileira.

A proposta da ABECE, denominada Ação ABECE NBR 6118:2003 - Pró-Revisão 2008, é coletar, classificar e organizar sugestões para uma nova revisão desta Norma com base nas experiências já acumuladas nos dois anos de seu uso obrigatório, período em que já apareceu a necessidade de rever alguns pontos polêmicos.

Através de uma ficha disponibilizada no site, os profissionais interessados em participar do processo de revisão podem enviar seus pareceres. A Associação, após análise e compilação das sugestões, irá encaminhá-las à Comissão de Estudos de Estrutura de Concreto Simples, Armado e Protendido do CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), instância responsável por este trabalho.

A intenção da ABECE é ser um agente estimulador da participação dos engenheiros no processo de revisão da NBR 6118:2003. As fichas serão aceitas até o final do mês de julho para que a Associação elabore o resumo a ser entregue à Comissão solicitando que a revisão seja feita até 2008.