ABECE constitui Comitê Técnico de Certificação de Projeto
Junho/2012


Dando início a mais uma empreitada na busca pela valorização do projetista estrutural, a ABECE acaba de constituir o Comitê Técnico de Certificação de Projeto, cujo objetivo é o desenvolvimento de um texto-base para posterior normalização do tema.

"A questão de certificação de projeto vem há algum tempo sendo um tema em pauta nas ações da ABECE e é importante porque está intimamente ligado à valorização do projetista estrutural. Ao implantarmos um processo de certificação forte, eficiente e profissional, além de gerar mais uma atividade para nossos profissionais, proporciona uma garantia de atendimento às recomendações normativas”, justifica o eng. Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE e coordenador do Comitê ao lado do eng. Nelson Covas.

No último dia 3 de maio, representantes da ABECE e do meio técnico estiveram reunidos na sede da entidade, em São Paulo (SP), para formalizar a constituição do Comitê, que, no primeiro momento, pretende coletar material para a criação de um texto preliminar que será divulgado aos integrantes do comitê e interessados em colaborar com o assunto.

Segundo o vice-presidente, a segunda etapa de trabalho será aberta para discussões e intervenções, possibilitando que o texto-base final já seja um texto que contemple as diversas opiniões, o que facilitará a etapa final, quando se pretende transformá-lo em norma.

“A abordagem do texto estará focada na definição de critérios, procedimentos e requisitos para certificação de projeto durante o desenvolvimento do Projeto. Também serão abordados requisitos e critérios de auditoria de projeto, no caso de auditoria de uma estrutura que sofreu colapso”, explica o eng. Augusto.

Interessados em participar do Comitê Técnico de Certificação de Projeto devem entrar em contato com a ABECE por intermédio do e-mail abece@abece.com.br .