IBTS é o novo associado colaborador
Maio/2012


O IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (www.ibts.org.br), entidade sem fins lucrativos constituída em dezembro de 1983 por iniciativa dos fabricantes de telas soldadas no Brasil, acaba de se tornar associado colaborador da ABECE.

Com o objetivo de disseminar as práticas sobre o uso correto das telas soldadas nas estruturas de concreto armado para que o usuário obtenha o melhor resultado que o produto pode oferecer e de difundir os novos conhecimentos obtidos por pesquisas em laboratórios, a entidade promove palestras e cursos para estudantes de engenharia e arquitetura, bem como para profissionais que já estejam atuando na construção civil.

Ao longo de sua existência, desenvolveu inúmeros trabalhos e softwares em parcerias como cálculo de lajes retangulares de concreto armado, dimensionamento estrutural de aduelas – abertas, dimensionamento estrutural de aduelas - fechadas, dimensionamento da classe de resistência dos tubos de concreto, dimensionamento estrutural de tubos de concreto.

Recentemente, lançou, com apoio da ABECE, a versão 5.0 do software Tela Laje IBTS, desenvolvido para auxiliar engenheiros e arquitetos no projeto de detalhamento de lajes e de paredes de concreto armadas com telas soldadas. O software foi disponibilizado gratuitamente para download no site do IBTS (www.ibts.org.br/publicacoes), com manual ilustrado para orientar o usuário no aprendizado e na correta utilização do programa.

Além disso, o instituto é membro criador da Comunidade da Construção Civil e do grupo "Parede de Concreto", ambos em conjunto com a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem).