Encontro mensal de maio marca lançamento do X Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Maio/2012


Merecedor da menção honrosa da categoria Edificações do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2011, com o projeto do Edifício Landscape (Fortaleza-CE), o eng. Dácio Carvalho é o convidado do encontro mensal promovido pela ABECE no dia 30 de maio de 2012, na sede da Gerdau (em São Paulo - SP), marcando o lançamento da décima edição do concurso já consagrado na área da engenharia estrutural.

A palestra intitulada Evolução dos equipamentos e ferramentas para projetos estruturais nos últimos 30 anos será transmitida ao vivo para todas as delegacias regionais e fará um apanhado histórico, cronológico e evolutivo das ferramentas de hardware e software utilizadas no desenvolvimento de projetos estruturais nos últimos 35 anos.

Em termos de hardware, o palestrante mostrará o caminho percorrido desde as réguas de cálculo até os modernos dispositivos em forma de tablets e celulares multifuncionais. Quanto aos softwares, demonstrará a evolução a partir dos processos simplificados de cálculos manuais, como o Método de Cross, até os processamentos globais de edifícios por pórticos espaciais, com consideração de não linearidades física e geométrica e a Cloud Computing (Computação nas Nuvens). Diversos exemplos de projetos característicos de cada período também farão parte da apresentação.

Formado em Engenharia Civil em 1976 pela UFC (Universidade Federal do Ceará), o eng. Dácio Carvalho fez diversos cursos de extensão e especialização no Brasil e nos Estados Unidos e participou de dezenas de seminários e congressos nacionais e internacionais de estruturas. Ex-professor da UFC e da Unifor (Universidade de Fortaleza), é diretor titular, desde 1976, do escritório Dácio Carvalho Soluções Estruturais, empresa especializada no desenvolvimento de projetos estruturais em concreto armado, protendido, alvenaria estrutural e projetos de fundações, sediada em Fortaleza (CE).

Membro da ABECE, da ACEE (Associação Cearense de Engenharia Estrutural), do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e do ACI (American Concrete Institute), o palestrante é responsável pela Delegacia Regional da ABECE em Fortaleza.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é promovido pela ABECE e pela Gerdau desde 2003 e se tornou uma referência para o setor, tendo premiado mais de 40 profissionais de diversas localidades do país. A décima edição espera repetir o mesmo sucesso das anteriores, batendo o recorde de trabalhos inscritos.

As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/inscricao.asp.

O encontro acontece a partir das 18h30 na sede da Gerdau (Av. das Nações Unidas, 8501 - 5º andar - São Paulo - SP). Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://www.abece.com.br/web/quem_regionais.asp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail eventos_abece@abece.com.br.