Palestras sobre alvenaria estrutural e lançamento de livro marcam encontro mensal
Abril/2012


No dia 2 de maio de 2012, a ABECE promove encontro mensal na sede da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em São Paulo (SP), trazendo três palestras sobre alvenaria estrutural e o lançamento de um livro sobre o assunto.

O Prof. Fernando Fonseca (EUA) é o convidado especial para falar sobre vigas altas em alvenaria estrutural, apresentando conceitos fundamentais, prescrições de normas internacionais (ACI, ASCE, BS, CEB, CSA, EN, NZS, AS), as novas prescrições da norma norte-americana TMS 402/ACI 530/ ASCE 5 - 2011, armadura de flexão, armadura de cisalhamento, ancoragem e alguns exemplos de aplicação.

Fernando Fonseca é Engenheiro Civil e Mestre pela Brigham Young University (EUA) e PhD pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). É professor na Brigham Young University desde 1996, tendo anteriormente trabalhado como engenheiro em escritório de projetos de estruturas, com experiência em estrutura de madeira, aço, concreto e alvenaria e processos industrializados como tilt-up. É membro do comitê americano de desenvolvimento de normas de alvenaria (Masonry Standard Joint Committee).

Fatores críticos no projeto de alvenaria estrutural é o tema da palestra do eng. Cláudio Oliveira, gerente da Área da Indústria de pré-fabricação da ABCP – Desenvolvimento de produtos inovadores à base de cimento. Engenheiro Civil pela Universidade de Guarulhos, Oliveira é mestre em Engenharia na área de materiais de construção pela Escola Politécnica da USP e doutorando em Engenharia na área de materiais pela mesma universidade. Os resultados da pesquisa realizada nos escritórios de projeto para identificar os fatores críticos de projeto de alvenaria estrutural farão parte de sua apresentação.

Livro

A ABCP, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) desenvolveu um projeto para disponibilizar ao meio técnico um manual de melhores práticas para projeto de edifícios de alvenaria, contando com a experiência de projetistas de renome nesta área. Todo o material apurado foi reunido numa publicação intitulada Parâmetros de Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, organizado pelo Prof. Dr. Guilherme A. Parsekian.

Sua palestra, que tem o mesmo título do livro, irá destacar os principais resultados relatados no livro, que serão de interesse dos projetistas de estruturas, construtoras e engenheiros de obras que podem aproveitar a experiência condensada no manual para consultar e tirar dúvidas sobre detalhes de projeto de alvenaria estrutural.

O eng. Parsekian é formado pela UFSCar, mestre em estruturas (distinção) pela EESC-USP e doutor em construção civil pela EP-USP, com pós-doutorado pela University of Calgary. Desde 1994 trabalha com alvenaria estrutural, tendo participado de vários projetos e pesquisas e do desenvolvimento de normas ABNT e norte-americanas na área. Atualmente, é professor e Coordenador do Laboratório de Sistemas Estruturais da UFSCar, onde também é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, além de desenvolver consultorias através de projetos de extensão.

Para finalizar o evento, haverá um coquetel de lançamento do livro Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, de autoria do Prof. Dr. Guilherme A. Parsekian e co-organização do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil - UFSCar.

Inscrições

As vagas para o encontro são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/inscricao.asp.

O encontro acontece no Auditório da ABCP (Av. Torres de Oliveira, 76 - Bairro Jaguaré - São Paulo - SP).

Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://abece.com.br/web/quem_regionais.asp.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br.