Palestra destaca projeto estrutural do Edifício Infinity Tower
Março/2012


Vencedor do IX Prêmio Talento Engenharia Estrutural na categoria Edificações, o Infinity Tower, localizado na capital paulista, e seu desafiador projeto estrutural serão tema da palestra do eng. José Luiz V.C.Varela no dia 28 de março de 2012, na sede da ABECE, em São Paulo (SP).

As duas fachadas laterais curvas e a fachada frontal com dupla inclinação para fora e para dentro causam a impressão de uma proa de navio. Arquitetura diferenciada e projeto arrojador somam-se à proposta de sustentabilidade, pois o Infinity Tower pretende obter a certificação ouro do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) devido aos seus recursos de aproveitamento da iluminação natural, circulação interna de ar, fontes alternativas para geração e economia de energia e concepção de paisagismo e áreas verdes proporcionais ao tamanho do empreendimento.

A estrutura do edifício é de concreto armado, sendo que a parte frontal leva concreto protendido onde os pilares se inclinam e geram vigas de grandes vãos e na sacada, que tem 3,65 m de extensão.
Detalhes sobre as principais soluções adotadas e sobre a execução dos pilares inclinados, das vigas que os interligam e dos pavimentos serão apresentados na palestra pelo eng. Varela, diretor de Relacionamento da ABECE e sócio gerente do Escritório Aluízio A. M. d´Avila & Associados, empresa responsável pelo projeto estrutural do Infinity Tower.

Engenheiro civil formado pela FEFAAP (Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado), pós-graduado em Administração da Produção e Operações Industriais pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, o eng. Varela trabalhou na Themag Engenharia e foi sócio da BWV Projetos de Engenharia.

As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/inscricao.asp. .

O encontro acontece às 18h30 na sede da ABECE (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - Cj. 61 - São Paulo - SP). Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://www.abece.com.br/web/quem_regionais.asp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail eventos_abece@abece.com.br.