Cursos em São Paulo e Recife têm apoio da ABECE
Fevereiro/2012


Com início previsto para o mês de março, os cursos Patologia nas Obras Civis e Automação Industrial e Controle de Processos, realizados em Recife (PE) e São Paulo (SP), respectivamente, têm apoio da ABECE.

Promovido pelo Instituto Idd, o curso de especialização em Patologia nas Obras Civis visa aprimorar o conhecimento dos engenheiros civis, arquitetos docentes e profissionais envolvidos na área de patologia, oferecendo a oportunidade de reciclagem e aprofundamento de experiências teóricas e práticas. Para tal, conta com corpo docente composto por renomados profissionais.

Sob a coordenação do Prof. Manfredo Belohuby, as disciplinas programadas são: Introdução à Patologia nas Obras Civis, Mecanismos de Degradação, Sintomatologia e Ensaios para Diagnóstico; Ensaios, Vida Útil, Métodos de Avaliação e Cases; Produtos de Recuperação; Técnicas de Recuperação; Sistemas de Impermeabilitação; Patologia nos Sistemas Hidráulicos Prediais; Problemas Técnicos Jurídicos nas Construções; Patologia nos Pisos; Patologia nos Revestimentos; Patologia em Pavimentos Rígidos; Patologia em Pavimentos Flexíveis; Patologia em Fundações; Vistoria de Pontes e Viadutos de Concreto; Monitoração Estrutural; Patologia em Barragens; Reforço Estrutural; Avanços em Diagnósticos de Estruturas de Concreto.

A carga horária total é de 426 horas aula e o curso terá início em março de 2011 em Recife. As inscrições devem ser efetuadas por intermédio do site http://www.institutoidd.com.br/cursos_detalhes.php?param=264&tipo=1
Automação Industrial e Controle de Processos é a especialização promovida pela FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo) com carga horária de 376 horas/aula, com 12 módulos com duração média de quatro semanas cada um.

O objetivo do curso é introduzir e aplicar as modernas técnicas de projeto que utilizam a tecnologia da informação, controladores lógicos programáveis, sistemas supervisórios, usabilidade, e redes de dados com o intuito de preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial, sempre voltado às necessidades de um mercado dinâmico.

O conteúdo programático do curso contempla as seguintes disciplinas: Soluções em Automação Industrial (visão geral do mercado) / Aplicações de Instrumentação e PI&D / Modelagem de Processos utilizando Controladores Programáveis / Sistemas Supervisórios e suas Aplicações / Redes de Comunicação Corporativas e redes de chão de fábrica / Aplicações de Controle em Plantas Industriais / Soluções Integradas – Projeto (CLPs + Supervisórios + Redes + Controle + Mês) / Aplicações de Banco de Dados em Ambiente Industrial / Integração de sistemas ERP com Chão de fábrica / Virtualização de Sistemas / Gestão Aplicada à Automação de Processos Industriais – 1 / Gestão Aplicada à Automação de Processos Industriais-2 / Metodologia Científica.

As aulas acontecerão às sextas e sábados das 19 às 22h40 na FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo), que fica na Av. 9 de Julho, 5520 - Jardim Europa - São Paulo – SP.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço http://sesp.edu.br/sesp_2010/?p=1146.