Seminário sobre norma de desempenho das edificações tem apoio da ABECE
Outubro/2011


Nos dias 21 e 22 de outubro de 2011, a Ajeci (Associação Joinvilense de Engenheiros Civis), com apoio da ABECE (por intermédio da Delegacia Regional SC/Leste) e outras entidades do setor, promove o 1º Seminário Sul Brasileiro para discussão da Norma de Desempenho das Edificações.

Com o objetivo de discutir os impactos e as diretrizes constantes da NBR 15575, de uso obrigatório para incorporadores, projetistas, construtores e fornecedores de materiais, o evento trará as seguintes palestras: Aspectos gerais da norma de desempenho e de manutenção das edificações (eng. Marco Antonio Gullo), Estruturas de concreto: desempenho (NBR 15575) versus prescrição (NBR 6118).

Mitos e verdades (Prof. Dr. Paulo Roberto do Lago Helene), Exigências de sistemas hidrossanitários (eng. Sérgio Frederico Gniper) e Exigências de desempenho acústico (Eng. Eduardo de Souza Alvarenga).

Diferentemente das atuais normas em vigor, que apresentam caráter prescritivo e continuarão tendo validade, a NBR 15575 define as condições de desempenho do comportamento em uso nas edificações, independentemente de como forem executadas ou projetadas.

A pretensão da Norma de Desempenho foi traduzir tecnicamente as necessidades dos consumidores brasileiros de imóveis, levando em conta o estágio técnico e socioeconômico do Brasil. Foi definido um desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas (estruturas, pisos internos, paredes e vedações, coberturas e sistemas hidrossanitários), seguindo as diretrizes da ISO 6241 de 1984, que define requisitos de desempenho.

Alguns destes requisitos são: segurança estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, acústico, de iluminação, de manutenção, conforto tátil e antropodinâmico. A estrutura da norma está baseada nos requisitos que são quantitativos e nos métodos de avaliação que permitem mensurar o atendimento ou não do desempenho.

Apesar da controversa questão da qualidade, vida útil e garantia das edificações, a NBR 15575 entrará em vigor a partir do próximo ano e estabelecerá critérios mínimos de desempenho para edifícios habitacionais de até cinco pavimentos.

O Seminário acontece na sexta-feira, dia 21 de outubro, das 18 às 23h, e no sábado, dia 22, das 9 às 16h, no auditório da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville) que fica na avenida Aluisio Pires Condeixa, 2550 - Saguaçu – Joinville – SC.

O encerramento será no dia 22, das 17 às 21h, no Barco Príncipe de Joinvelli III, com passeio pela Baia de babitonga até o centro histórico de São Francisco do Sul (incluindo jantar a bordo).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail ajeci@terra.com.br ou pelo telefone (47) 3422-7512. O investimento é de R$ 200,00 para associados da Ajeci e da ABECE e para estudantes e R$ 250,00 para os demais profissionais.