10º Encontro Técnico Cultural do Estado da Arte em Belo Horizonte
Setembro/2011


No dia 29 de setembro de 2011, a partir das 19h, acontece o 10º Encontro Técnico Cultural - Construção Civil/Fundações, promovido pelo CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Minas Gerais), com apoio da ABECE, por intermédio da Delegacia Regional de Belo Horizonte, entre outras entidades.

O eng. Luciano Décourt é o palestrante convidado para expor análise de caso onde a fundação de um edifício revelou-se exageradamente segura e, ainda, assim, extremamente econômica. Engenheiro civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e pós-graduado pela mesma universidade e pela Universidade de Harvard (USA), Décourt é vice-presidente da International Society for Soil Mechanics and Foundaton Engineering (ASCE). Foi premiado em Amsterdã, Holanda, pela melhor previsão da capacidade de carga de uma estaca pré-moldada de concreto armado; e venceu o concurso para previsão do comportmento de quatro estacas raiz, além de ser eleito para a Academia Nacional de Engenharia.

Os nove hábitos dos engenheiros de fundações altamente eficazes e éticos é o tema da palestra a ser proferida pelo eng. Ricardo Wagner Reis Duarte, especialista em estruturas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre em Habitação pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), engenheiro civil e professor das Faculdades Kennedy e Pitágoras e secretário executivo do Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica).

Como parte da programação do 10º Encontro Técnico Cultural, haverá um concerto da mezzo-soprano Renata Vanucci e do violonista Cristiano Braga.

O evento é patrocinado pela DuArte e conta com o apoio da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Minas Gerais), ABENC (Associação Brasileira de Engenheiros Civis), ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia), Arcos, SME (Sociedade Mineira de Engenheiros), Singeo (Sindicato dos Geólogos) e da Revista Fundações e Obras Geotécnicas.

As vagas são limitadas e inscrições (gratuitas) devem ser feitas até o dia 27 de setembro por intermédio do site www.sistemapiramide.com. O CREA-MG fica na Av. Alvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG.