ABECE-BH promove encontro técnico na Minascon/Construir Minas 2011
Agosto/2011


A ABECE, por intermédio da Delegacia Regional de Belo Horizonte e com patrocínio da Atex, promove, no dia 9 de setembro de 2011, das 14 às 18h, um encontro técnico na Minascon/Construir Minas 2011 sobre projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio - revisão da ABNT NBR 15200.

As exigências de segurança das estruturas em situação de incêndio (legislação), modelo do incêndio-padrão, tempo requerido de resistência ao fogo, método tabular, método do tempo equivalente, dimensionamento de pilares, vigas e lajes (sobre vigas e nervuradas) são os principais tópicos a serem abordados pelo eng. Valdir Pignatta e Silva com especial destaque para as novidades da revisão da NBR 15200.

Coordenador da comissão de estudos ABNT “Segurança das estruturas em situação de incêndio” (1995-2002) e membro do Comitê Técnico de Segurança das Estruturas em Situação de Incêndio constituído pela ABECE em 2008, o palestrante é professor doutor da EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), pesquisador CNPq e vice-presidente da Albrasci (Associação Luso-Brasileira para a Segurança contra Incêndio), além de membro da IAFSS (International Association for Fire Safety Science), do GSI/USP (Grupo de Pesquisa em Segurança contra Incêndio) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto).

É autor de seis livros e tem mais de 150 artigos publicados, além de ser revisor Revisor de: Journal of Structural Engineering (ASCE), Construction and Building Materials, Fire Safety Journal, Journal of Structural Fire Engineering, Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, entre outros.

A Minascon é um evento promovido pela CIC/FIEMG (Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) que reúne fornecedores, consumidores, profissionais liberais e todos os envolvidos na cadeia produtiva do segmento em torno de debates, palestras, congressos e conferências.

Paralelamente, acontece a Construir Minas, a mais importante feira do segmento da indústria da construção civil do mercado mineiro que apresenta as novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções.

A Minascon/Construir Minas será realizada no período de 7 a 10 de setembro na Expominas (Av. Amazonas, 6030 – Gameleira – Belo Horizonte – MG).

O Encontro Técnico ABECE-BH será realizado no dia 9 de setembro, das 14 às 18h, no Auditório Mariana. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas devendo ser feitas por intermédio do telefone (31) 3296-5889 ou pelo e-mail administrativo1@impulso.com.br.