NBR 15200 em consulta nacional
Julho/2011



Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 5 de setembro de 2011, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, a norma ABNT NBR 15200 - Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio.

Publicada em 2004 com base no Eurocode 2, a norma tem o objetivo de estabelecer os critérios de projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e a forma de demonstrar o seu atendimento. Se aplica às estruturas de concreto projetadas de acordo com as ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 9062.

Simplificada para ser ajustada ao Brasil, a norma vigente não atendia mais às necessidades dos projetistas estruturais, motivando a necessidade de revisão para estabelecer, inclusive, melhor detalhamento dos procedimentos para o cálculo das estruturas.

Um dos aspectos que sofreu maior mudança está relacionado à estrutura de pilares, pois a nova NBR fornece os formulários que deram origem à tabela com dimensões mínimas dos mesmos, permitindo que o engenheiro entenda o modo como a tabela foi feita.

A preparação do texto-base de revisão desta Norma foi iniciada pelo Comitê Técnico de Estruturas em Situação de Incêndio constituído pela ABECE no segundo semestre de 2008 com o objetivo de captar as necessidades do meio técnico com relação a estas estruturas e elaborar textos para revisão das normas pertinentes ao assunto.

Participaram do Comitê mais de 30 integrantes, entre eles o Prof. Dr. Valdir Pignatta e Silva, um dos relatores da revisão da NBR 15200, cuja comissão de estudos foi coordenada pelo eng. Roberto Dias Leme (diretor da ABECE) e teve como secretário o eng. Alio Ernesto Kimura, consultor da TQS Informática e associado da ABECE.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.

O projeto da Norma que encontra-se em consulta nacional foi elaborado pela CE 02:124.15 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução.