Em Belo Horizonte, encontro mensal aborda colapso estrutural com ênfase em demolição e recuperação
Julho/2011


Numa iniciativa inédita, com transmissão on-line para todos os interessados por intermédio das delegacias regionais, o encontro mensal promovido pela ABECE no dia 27 de julho de 2011, a partir das 18h30, será em Belo Horizonte e trará como convidado o eng. Roberto de Araújo Coelho para abordar um estudo de caso sobre colapso estrutural (demolição e recuperação).

Engenheiro Civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Mestre em Engenharia de Estruturas pela mesma universidade, o eng. Coelho é diretor da Racional Sistemas Construtivos Ltda. e da Chevel Engenharia Ltda., tendo sido delegado regional da ABECE em Belo Horizonte na gestão 2000-2002.

A partir de um acidente devido à ruptura de uma cortina atirantada que ocasionou a queda de quatro pilares de um edifício de nove andares (um subsolo, uma garagem, um térreo e seis tipos), o palestrante vai apresentar a situação anterior do prédio residencial (evacuado antes do acidente devido a problemas estruturais) e as dificuldades no diagnóstico em função das diversas tipologias de fissuras e inclinação da edificação.

A partir deste panorama, vai descrever a importância de uma memória de cálculo descritiva (modelo antigo), a situação após o colapso da cortina, o risco de desabamento, a análise numérica da estrutura após colapso, procedimentos emergenciais, avaliação da estrutura e das fundações, plano de recuperação da estrutura, sistema de recuperação do carregamento nos novos pilares e recuperação da estrutura. Para finalizar, apresentará uma proposta para recuperação da edificação.

As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/inscricao.asp.

O encontro acontece no Auditório da ArcelorMittal (endereço BR 262 - Km 3 - Anel Rodoviário - Olhos D´agua - Belo Horizonte - MG). Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://www.abece.com.br/web/quem_regionais.asp.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br.