Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2011 traz novidades
Junho/2011


Estão abertas as inscrições para o IX Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal reconhecimento da área da engenharia estrutural no País promovido pela ABECE e pela Gerdau.

A grande inovação desta edição é que os profissionais da área podem inscrever mais de um projeto desde que em categorias diferentes do concurso: Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte e Obras Especiais. Outra novidade é que o júri, composto por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau, selecionará uma obra especial que será merecedora do prêmio Destaque do Júri.

Os projetos inscritos serão avaliados em diversos aspectos, entre eles o uso adequado de materiais e a economia de produtos durante a construção, a originalidade e a criatividade, a concepção estrutural e sua implantação harmônica em relação ao ambiente.

Como prêmio, o vencedor de cada categoria e o Destaque do Júri ganharão uma viagem e estada (com acompanhante) ao Ecobuild, maior evento mundial de design sustentável voltado para a construção civil, que será realizado em Londres (Inglaterra), em março de 2012. Além disso, receberão um diploma e uma placa alusiva ao prêmio.

Haverá ainda a entrega de menção honrosa a um engenheiro por categoria, que receberá, além de diploma de participação, uma placa alusiva ao evento. Também será concedida menção honrosa para a obra que se destacar no quesito sustentabilidade.

Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 26 de outubro de 2011, na abertura do 14º ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, evento promovido anualmente pela ABECE em São Paulo (SP).

Em 2010, os vencedores foram Carlos Alberto Fragelli (categoria Edificações), com a Cidade da Música, no Rio de Janeiro (RJ); Catão Francisco Ribeiro (categoria Infraestrutura), com a obra Ponte Isidoro França sobre o Rio Poti, em Teresina (PI); Augusto Cláudio Paiva e Silva (categoria Obras Especiais), pelo Prédio da Aciaria da ThyssenKrup CSA - Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio de Janeiro (RJ); e Rafael Lino Calixto (categoria Obras de Pequeno Porte), pelo projeto da sede da Construtora Consciente, em Goiânia (GO).

O IX Prêmio Talento Engenharia Estrutural conta com o apoio da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da Revista Téchne (Editora Pini).

As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2011 e podem ser efetuadas no endereço www.premiotalento.com.br no qual pode ser consultado o regulamento completo do concurso.