Primeiro encontro de 2011 aborda norma de projeto de paredes de concreto
Janeiro/2011


A norma de projetos de paredes de concreto será tema do primeiro encontro mensal do ano promovido pela ABECE, no dia 2 de fevereiro de 2011, às 18h30, excepcionalmente na sede da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em São Paulo (SP).

O sistema construtivo em paredes de concreto, que consiste num método de construção racionalizado com produtividade, qualidade e economia de escala, tomou grande impulso nos últimos anos. Apesar de ser um sistema conhecido há bastante tempo (formas túnel, processo Gethal, RT Sergus etc.) e muito utilizado no exterior (EUA, México, Colômbia e América Central), somente agora está sendo usado em larga escala, pois encontrou um mercado consumidor propício para tal, com muitas obras, com continuidade e com alto índice de repetição.

Após visitas a obras no exterior, a ABCP, a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e o IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas) organizaram grupos de estudos com as construtoras interessadas em desenvolver o sistema.

Como o funcionamento estrutural deste método construtivo é de painéis resistentes e não barras, e após consulta ao eng. Fernando Stucchi, percebeu-se que a NBR6118 não se aplicava na totalidade ao sistema. Foi criado, então, o GT Normalização dentro do grupo de estudos nacional, pois as construtoras necessitavam de embasamento jurídico para suas obras.

No primeiro momento, foi desenvolvida uma Prática Recomendada para 5 pavimentos, foco também da Norma de Desempenho. Hoje, esta Prática Recomendada é a base da resolução SINAT001-V2 e vai constar como simplificação da Norma dentro do Anexo A.

Em seguida, foi desenvolvido um texto base para levar a uma comissão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), passo previsto para este ano. O texto tenta ao máximo se aproximar da NBR6118 em todos os seus pontos possíveis. Serviram como referência, também, o Capítulo 14 do ACI318-05, a norma francesa DTU23.1 e um estudo australiano.

Os responsáveis pela abordagem do assunto na palestra do dia 2 de fevereiro, marcada pela ABECE em parceria com o Grupo Parede de Concreto, serão os engenheiros Arnoldo Wendler e Francisco Paulo Graziano, que abordarão a necessidade de processamento global, inclusive com transição (se houver) e fundação (interação solo-estrutura), armaduras mínimas e especificação do concreto para minimizar os efeitos da retração, detalhamento necessário nos encontros parede x parede e parede x laje, equacionamento dos esforços nas aberturas e, principalmente, a expressão de dimensionamento (que será chamada de Expressão Braguim-Graziano, pois foi desenvolvida pelo eng. Graziano após discussões conceituais com o saudoso eng. José Roberto Braguim).

O eng. Arnoldo Wendler é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1977), com pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela mesma universidade. É engenheiro titular da Wendler Projetos desde 1980.

Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1976), Francisco Graziano é Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da USP (1988), professor do Departamento de Estruturas e Fundações da Poli, onde ministra as cadeiras de Resistência dos Materiais e Concreto Estrutural desde 1979, além da disciplina de Estruturas Danificadas. É professor do PECE nas disciplinas de Concreto Protendido, Interação Fundação e Estruturas e Recuperação Estrutural. Foi professor da Escola de Engenharia Mauá de 1997 a 2008. Sócio fundador e redator do contrato de constituição da ABECE, já tendo ocupado o cargo de diretor técnico, vice-presidente e presidente. É diretor da Pasqua & Graziano Associados e membro-relator da comissão de revisão da NBR 6118-2003 - Projeto de Estruturas de Concreto. Foi eleito engenheiro-destaque do ano em engenharia de estruturas pelo Prêmio Emílio Baumgart 2004. Possui vasto conhecimento sobre as virtudes e defeitos do texto normativo.

O encontro tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas no endereço http://www.abece.com.br/web/cursos/inscricao.asp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail eventos_abece@abece.com.br. A ABCP fica na Av. Torres de Oliveira, nº 76 - Jaguaré - São Paulo (estacionamento próprio).

Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://www.abece.com.br/web/quem_regionais.asp.